Sentimento de não Pertença a Sociedade de Origem

O que é de Todos parece ser de ninguém!!!

"Nos grandes centros urbanos do país, são frequentes os problemas de vandalismo em telefones públicos, escolas, veículos de transporte coletivo, praças e monumentos. Contraditoriamente, isso acontece com a coisa pública, da qual os usuários são considerados os donos.
O que é de todos parece ser de ninguém. Aquele que picha, quebra, rouba, destrói acaba desfalcando os demais cidadãos de algo em comum: os telefones não funcionam, as ruas ficam às escuras com tantas lâmpadas quebradas. O próprio indivíduo acaba sendo o maior prejudicado".
O descaso pelo que é público revela a falta de amadurecimento do senso comunitário. O que foi internalizado ao longo dos tempos é percebido nestas situações, ora se não me pertence não preciso cuidar, ou presenvar, a ideia de pertença coletiva não existe na concepção de população brasileira. Mesmo não sendo meu indiretamente, sou responsável pela sua manutenção, pensar de outra forma revela a ignorância presente em algumas pessoas de nossa sociedade, que já tem como característica a não valorização pela cultura, tá na hora de mudar esta visão e perceber que mesmo não sendo seu diretamente, você foi o responsável pela aquisição de tal bem, ou você não paga impostos?
fonte: Livro, Para filosofar, 98
Comentário de Fenix

Comentários

Unknown disse…
Bom o que o texto quis dizer é que
o vandalismo prejudica muito a sociedade humana essas pessoas não tem conciesncia do esta causado mas se ele soubessem a gravidade do que eles causam não tariam bardenando
tomando as providencias eles pararam.

nome: David Vasconcelos de Aragão
número:12
série:1ªA
Escola: Deputado Heitor Calvacante Alencar furtado
Unknown disse…
Bom!!!
O texto está falando do vandalismo em nossa cidade,não só na nossa cidade como outros países acontecem também.
O vandalismo em nossa cidade é muito grande.Muitas pessoas naum respeitão o que é seu,quer dizer nosso.
Como o David comentou(eu também concordo)o vandalismo ta prejudicanto os vandalistas e como nós também.As pessoas não estão tendo consiência do que estão fazendo(a gravidade e o absurdo)em nosso planeta.Na hora que eles(vandalistas e nós)se tocarmos eles vão ver a gravidade que estão fazendo e quando se tocarem alguns vão parar,por que nem todos tem a consiência(cabeça)de pensar em ajudar a nós como o nosso planeta também.

Smili.Guigah.H

NOME ->Ingrid Marques de Oliveira
Nº ->22
SÉRIE ->1º TURMA -> A
ESCOLA -> E.E.D Heitor Calvacante Alencar Furtado
IMAIL ->VIDALOUCA_INGRID_12_14@HOTMAIL.COM
ORKUT ->TRAVESSA2009@HOTMAIL.COM
Unknown disse…
Bom, quem faz isso no minimo não tem conciência do que significa sociedade porque se eles soubessem não fariam isso porque uns dos prejudicados, são eles mesmo e se um dia precisarem de algo puplico não iram encontrar.
nome:Jéssica Dayane s.m.dos Santos
numero:23
1ªA
escola:Deputado Heitor Calvacante Alencar furtado
Unknown disse…
O descaço que a sociadeda esta tentendo com a cidade nesse patrimonio se tornou caso de policia, mais é simples de reusolver com consentização da sociedade em geral, para valorizar que com muito esforço foi deixado pelos pais dos nossos pais.

NOME:Paulo henrrique
NUMERO:43
SERIE:1ºB
ESCOLA:Heitor C.A. Furtado
Unknown disse…
O texto retrata de uma pequena parte da sociedade que considera todo do governo poriso que não cuida do que tem e dos seus patrimonios, dessa forma a sociedade fica desvalorizada poriso que o governo não melhora a situação da nossa cidade por que acham q se reconstitui vão vamdalizar de novo.

nome:Douglas Mariano
número:11
série:2ºA
Escola:Heitor Calvacante Alencar furtado
Unknown disse…
Solução:A minha opinião é uma atitude rapida que a população e o governo tem q fazer, não adianta a sociedade luta pra mudar e o goberno não se preocupar em tentar agir, para que as duas partes estejam satisfeita.

nome:Douglas Mariano
número:11
série:2ºA
Escola:Heitor Calvacante Alencar furtado
Unknown disse…
Outra forma de atitudade na sociedade:uma outra opição tambem é consentisar os alunos das escolas q estão começando a caminhar na estrada da vida, enscinando formas de valorizar os patrimonios publicos e a consetizar tambem as familias dos alunos.

nome:Douglas Mariano
número:11
série:2ºA
Escola:Heitor Calvacante Alencar furtado
sayonara disse…
o Texo fala sobre o Vandalismo em Todo o brasil não só no brasil como em todo o mundo.
Acho o Vandalismo um Absurdo Porquê não Prejudica Só Uma Passoa,Prejudica todos nós!e isso é muito ruim.
os vandalos não tem consiencia alguma do que fazem, e eles tambem não pensam se algum dia precisarem de algo publico não vão poder usar porque eles mesmo destruiram!
eu acho que infelizmente nós e o governo não podem fazer absolutamente nada contra isso, porque sempre vai ter alguem para destruir.
mal sabem os vandalos que o que eles distroi como por exemplo um orelhão, o dinheiro sai do bolso deles não só deles como de todos nós,pois todos pagamos impostos.!


NOME:Sayonara Gomes Fiúza
N° 39
SÉRIE: 1:A
ESCOLA:EE.DEP. HEITOR CAVALCANTE ALENCAR FURTADO
Kaah disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Kaah disse…
Eu acho que o texto é bem realista, pois fala de coisas que pouca gente nota,como um orelhão quebrado, quem tem telefone fixo em casa nao vai ligar se tem um telefone quebrado na rua.Mais eu acho que todos deviam se conscientizar,porque o dinheiro sai do bolso,até mesmo do dinheiro do individuo(vandalo).E não é so orelhão é tambeim,muros pichados,praças publicas,parques publicos,e várias outras coisas de uso coletivo que deveriam ser
preservados e nao destruidos.


Nome:Kayene Cristine Borba n25
Série:1B
Escola:E.E.D Heitor Calvacante Alencar Furtado
Unknown disse…
Eu acho que o vandalismo é um problema muito serio,que se eles tivessem um pouco de consciência do que eles tivessem fazendo eles não faziam,porque não so nos como os outros tambem sofrem,tem muita pessoas que dependem de coisas publicas para se comunicar com seus familiares,no mundo inteiro paga impostos então os vandalos vão la e destroi tudo.


Nome:Joyce da Silva Oliveira
Número:22
Série:1ºB
Escola:E.E.Dep.Heitor Cavalcante Alencar Furtado
Unknown disse…
O texto relata sobre o vandalismo, não acho o vandalismo certo,pois destruir um patrimônio publico é um ato de uma pessoa que não tem educação,não tem a mínima noção de que viver em sociedade exige respeito e consideração ao próximo, em especial aos serviços públicos já que todos nós pagamos impostos.

Nome:Jèssica Barreto da Silva
Número:20
Série:1ºB
Escola:E.E Dep. Heitor Cavalcante Alencar Furtado.
e_zero-x disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
e_zero-x disse…
O texto quis dizer que as
pessoas próprias que vandalizam não tem noção que por ser pago por todos os bens "públicos" são de todos,ou seja, todos inclui
os próprios vandalos ,e também
não tem a consciência de quanto
maior a falta maior a
demanda que é mais dinheiro
e mais impostos e quem acaba
pagando somos nós
e a própria pessoa que
defenhorou o patrimônio
público.

Elias Macedo da Silva
E.E.DEp.Heitor Calvacante Alencar Furtado
1ºB
N°9
Unknown disse…
Realmente o descaso com os bens públicos é muito grande, mas penso que isso acontece pq as pessoas ainda não perceberam que elas pagam por eles e são prejudicadas com sua destruição!!!
Tudo bem que o nosso governo não é dos melhores, mas se não colaborarmos a tendência é piorar!!!
Isso nos mostra cada vez mais a falta de consciência das pessoas, pois se analizarem estão destruindo seus próprios bens!!!

Nome:Karina Carvalho Araújo
Série:7°
Cólegio:Talles de Mileto.
Tiago disse…
Bem, o texto diz que normalmente o que é um bem publico é de todos, mais a sociedade parece não entender isso, para elas o que é publico para ser de ninguém, o que não dá a elas o direito de destruir algo que seja publico, pois estão destruindo o que é deles mesmos.

Nome:Tiago Araujo de Souza
Número:38
Série:1°B
Escola: Deputado Heitor Cavalcante Alencar Furtado
Unknown disse…
O texto elabora o seguinte assunto, VANDALISMO ... não só em nossa cidade,mas como em outros lugares.Pessoas que não respeitam o que é da sociedade.Como já foi comentado nos seguintes comentarios, o vadalismo prejudica a todos,a gravidade que as pessoas cometem,vadalismo não está em um so lugar,está em qualquer lugar,nas escolas,cidade..enfim em todo lugar, será que existe alguma soluçãop pra acabar com o vandalismo?

NOME: BRUNA LOUREIRO DE MENEZES
NÚMERO: 07
SÉRIE: 2ºA
ESCOLA: DEPUTADO HEITOR CAVALVCANTE ALENCAR FURTADO
Renan disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Renan disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Renan disse…
Bom o texto retrata o vandalismo na nossa sociedade , preojudicando a sociedade Humana , pessoas assim nao tem noçao de como elas preojudicam a nossa sociedade , pois si tivesse noçao nao agiriam de ta o forma.
existe alguma forma de acabar com o vandalismo de vez ?!?

Nome : Renan Carvalho de Sousa
N : 39
serie : 2 A
turno : Manha
Escola : Dep . Heitor Cavalcante A . Furtado
Kelly disse…
Constantemente, convivemos com atos de vandalismo e somos obrigados a ver e se omitir por medo de represárias. Esse cenário não mudará tão cedo enquanto nossos governantes não investir na educação, pois ela é o principal fator que cria verdadeiros cidadões.

Kelly Cristina, n°41 1ºB
EE. Dep. Heitor Cavalcanti.
Unknown disse…
Realmente em nossa cidade em nossa pais , se deparamos com ocasiões como essas , com essas atitudes de muitos vandalos quem sofre com esse descaso com os bens publicos somos todos nos e quem sabe quando eles necessitarem não prestaram a atenção no que fizeram... e ai ja sera tarde de mais...!
Unknown disse…
Realmente em nossa cidade em nossa pais , se deparamos com ocasiões como essas , com essas atitudes de muitos vandalos quem sofre com esse descaso com os bens publicos somos todos nos e quem sabe quando eles necessitarem não prestaram a atenção no que fizeram... e ai ja sera tarde de mais...!

nome: Rafaela Almeida da Cruz
numero:35
serie :1ºa
escola : dep. heitor cavalcante alencar furtado
Unknown disse…
O texto mostra um fato que acontece no nosso dia a dia o vandalismo,pessoas que picham,roubam,destroem telefones publicos,escolas,patrimonios publicos,trazem varios probemas para nossa sociedade que pra mim nao traz lucro nenhum a esses vandalos alem de problemas,eles deveriam ter consciencia no que fazem e perceber que estao destruindo o que é de todos nós e deles mesmos......sera que isso acabara?

Rafael Ferreira De Araujo
nº34
1ºB
Dept. Heitor Cavalcanti Alencar Furtado
BRUNA MIRANDA disse…
NOME: Bruna Barreto Miranda,N° 3 Série: 1°B
ESCOLA: E.E Dep.Heitor Cavalcante A. Furtado.

O texto "Sentimento De Não Pertença a Sociedade De Origem " Retrata não só o Brasil mas o mundo todo,esses atos de vandalismo está presente em todo lugar.Muitos desses vandalismo são feitos por diversão,dos vandalos.Eles destroem o que eles mesmo usam,telefones publíco,a iluminação publíca,calçadas e etc.Acabam não só atingindo eles, mas como toda a sociedade que as usam.O único modo de acabar com isso,álem de mais políciamento nas ruas a conciência dos própios vandalos.
Anônimo disse…
O texto mostra com clareza o nosso dia-a-dia.A população reclama da poluição, das destruiçoes causadas em nosso patrimonio publico, mas não percebem, que, quem causa tudo isso somos nós mesmo.
Enguanto a sociedade não se concientizar que o vandalismo prejudicam a nós mesmo, infelizmente não temos o que fazer.

DAVILLYN DE JESUS NOGUEIRA
SÉRIE: 3° B
N° 13

TADAKIYO SAKAI
Bom o texto fala ,sobre vandalismo... Se somos responsaveis pelos nossos Atos.
Convivemos com isso Frenquentemente,na escola,na rua em varios lugar mais,nos acovardamos e muitos desses vandalos fikam impunis...
Este comentário foi removido pelo autor.
MARCOS PAULO DA SILVA

N°29 1°B MANHA

HEITOR CAVALCANTI ALENCAR FURTADO
Unknown disse…
hoje em dia é frequênte o vandalismo nas cidades e além de impossibilitar as pessoa de usar o objeto público o vandalo se prejudica também ao fazer o vandalismo e também o vandalo tem que parar e refletir sobre o que esta fazendo de errado na sociedade e eles iria perceber a destruiçâo que estâo fazendo para a sociedade

andre
nº01
1ºB
dept. heitor cavalcanti alencar furtado
Unknown disse…
Isso é algo que ninguem para pra pensar...pra que destruir aquilo que é nosso? Depois a gente reclama dos politicos que não fazem nada pra melhorar a situação do país mas aquilo que ja foi feito ninguem da valor...ninguem cuida e ainda por cima estraga.
Natalia,2ºD,nº26
E.E Maria Auxiliadora
Unknown disse…
A sociedade deve ser orientada para que isso não acontesa mais.Deve ser dito para todos em todos os lugares.Se essas mediads serem tomadas a sociedade vai ter mas valor com as coisas que são de todos

Taina Rodrigues de Araujo n°:36
Série 1°c
E.E.Maria Auxiliadora
BrunekinhaáH disse…
Oieee Profº tudooo bem?

O texto retrata o tratado Vandalismo,na qual esta em alta no nosso pais!
As pessoas naum se coscientizam e acabam destruindo coisas públicas, achando que são donos. Sendo assim, nos cidadãos ficamos na pior, ou seja acabamos sendo prejudicados por ações alheias, que não sabem a tal gravidade que estão causando.
Mas, pensando bem, os vandalos acabam sendo os maiores prejudicados, pois eles tambem pagam impostos e eles mesmo destroi o que foi dificil pra se conquistar e que pertençe a nos da sociedade, ou seja a eles também. Mas eu tenho certeza que um dia eles cairam na real e teremos uma cidade, uma sociedade MELHOR!


Bjinhoooos
Bruna Aparecida, nº10
E.E Tadakiyo Sakai, 3ºA
Julio disse…
é verdade o que é de todos parece ser de ninguém, porque o própio individuo esta pagando pelo aquilo que esta quebrando através dos impostos...
na verdade, esses tipos de pessoas não pensam na consequência tanto monetário quanto ao que pode pagar pena...
Isso sim é falta de pensar!
Atualmente, esses individuos só pensam em se divertir enquanto nós trabalhamos igual um condenado para pagarmos nossas dispesas (impostos e muito mais) para ele que também paga ficar destruindo as coisas...
temos que valorizar também aquilo que é publico porque afinal nós trabalhamos para pagarmos aquilo que vivemos ao nosso redor...,
julio césar, nº27, 1ºd
e.e.tadakiyo sakai

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Premiada -- Processo seletivo para emprego

Para que Serve a Filosofia?

A Influência da Mídia