Fale, quanto você tem? e falarei quanto você vale ...

Numa sociedade onde os principais valores estão no TER, fica totalmente complicado o ato de SER; ser alguém, desenvolver-se genuinamente, seguir seus próprios pensamentos, ser um sujeito pensante e atuante.

Nesta ótica não é importante ter seu caráter, sua personalidade, afinal pra que perder tempo com isto, vamos as compras, vamos gastar, vamos enamorar os produtos nos shoppings, naquelas apaixonantes vitrines, onde pode se passar horas olhando com aquela bendita vontade de comprar, mais por que não comprar? Posso parcelar em várias vezes.

Na verdade olhar não paga nada, mas um olhar simplesmente superficial não leva em consideração a própria divisão social presente nestas encantadoras vitrines, ou seja, você tem condições de pagar? Sim tenho, então seja bem vindo fique a vontade, tome um cafezinho, sinta-se em casa, não tem como pagar, é muito caro, agora a história é outra, ai sim vem a decepção, poxa nunca terei esta roupa, para as mulheres crise de TPM ou melhor dizendo, Tensão de Posse de Mercadoria, para os homens a desculpa é nem gostei mesmo, volto outro dia, afinal o importante é se auto enganar, fingir uma tranqüila aceitação da realidade.

É o que o sistema quer que você faça, se preocupe com as aparências e não com as essências, seu valor não esta mais vinculado ao seu caráter, sua personalidade, agora seu valor esta totalmente associado ao seu poder de capital, tem dinheiro? Se sim, ele é seu valor, sua carta de atuação no mercado, é seu poder de compra, não tem condições? Automaticamente o sistema te coloca as margens dos capitalizadores do mercado.

E esta lógica de atuação do sistema, faz com que cada vez mais as pessoas deixem de lado o seu SER cultivando cada vez mais o TER, agindo como o próprio sistema quer e determina, detalhe, sem que as pessoa percebam, ora, uma vez que o importante é ter e não ser, o ato de pensar é deixado de lado, o que resulta na manipulação das pessoas que acabam virando marionetes dentro do sistema.

Autor: J.P.

Comentários

otavio disse…
O sistema nos induz a comprar coisas que não podemos,, fazem isso para aumentar sua RIQUEZA, e consequetemente acabar com a nossa "RIQUEZA", ifelizmente a sociedade fecha os olhos para a relidade.
Unknown disse…
A humanidade, hoje em dia acaba pensando muito em capital deixando de lado seu jeito de pensar,seu carater e princípio.
È esse sistema capitalista que acaba excluindo as pessoas de baixa renda, sem se preocupar com suas necessidades.Quem tem um maior poder aquisitivo é muito bem
visto pela sociedade

Marcela R. de oliveira n:25 3a heitor
Unknown disse…
hoje as pessoas ñ pensam no que são ou virão a ser pois só pensam em adiquirir,ou seja,em comprar como de fato os proprietarios querem,ñ pensamos que se comprar só o necesario amanhã poderemos ser alguém,se continuar assim nunca vamos ser proprietarios e vamos continuar emriquesendo aqueles que nos manipula a gastar.

Barbara G. do Nascimento n:03 3A Heitor
Unknown disse…
A sociedade capitalista nos induz a comprar futilidades, tentando nos fazer acreditar que seremos melhores e temos que comprar de qualquer forma, mesmo não tendo o capital necessário para ter, eles não se importam, se nós podemos ser alguém, ter uma opinião própria, eles querem que nós sejamos apenas mais um "robozinho" na sociedade.

Evandro Santos N° 14 3°A Heitor
blog do trindade disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
blog do trindade disse…
"Fale-me quanto tens e falareis quanto vale" retrata precisamente o principal mandamento da realidade capitalista: "sempre julgue seu próximo de acordo com sua posse, então decida como poderá usá-lo para se tornar cada vez mais rico e descarte quando ele não for mais necessário."

Bruno Dias Trindade, Nº7, 3ºA
Heitor Cavalcanti
miriamBond girls disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
miriamBond girls disse…
Nos dias de hoje nos tornamos vitimas do capitalismo que nos manipula e a maioria se sente obrigada a se integrar a essa sociedade capitalista de consumo exagerado para que sejam aceitos. mirian s. martis n26 3a Heitor.
kleydson disse…
Atualmente a sociedade e coordenada pelo sistema, que nos induz ao consumo. Logo, classifica as pessoas de acordo seu capital, não levando em consideração seu carater.Assim,as pessoas são subjulgadas por terceiros e posteriormente formam opiniões distintas. Todo esse contexto, contribui para as diferenças sociais que somos obrigados a conviver e aceitar, ``uns tem de sobra, enquanto muitos lutam para sobreviver´´.

Kleydson Emanuel. n°21 , 3ªA EE. Dep. Heitor Cavalcati.
**may grazi** disse…
Mayara Graziele n*29 2*C

Boa tarde profesor!
Independente da frase"pago,logo existo",sou um ser que agi e pensa e por esses entre outros motivos eu existo.Mas infelizmente nao é assim que as coisas funcionam na sociedade,hoje em dia,você só existe se tiver conta bancaria,carteira assinada,cartões de credito,dever e pagar.Nos dias de hoje a sociedade usa as pessoas e ama os objetos!(...)
Anônimo disse…
O texto fala bem do consumismo de nossa sociedade porca-capitalista que sempre visa o lucro, sem se importar se há perdas de coisas importantes como valores e pensamentos, excluindo seus semelhante apenas pelo fato de ele não ter tantas posses quanto outro.

Juliana Salgado, nº19 3ºA Heitor
Anônimo disse…
Posso provar que existo por ser, um ser pensante, e que defende seus pensamentos e opniões.

DAVILLYN DE JESUS NOGUEIRA
SÉRIE: 3° B
N° 13

TADAKIYO SAKAI
Unknown disse…
o negoso é que as pessoas são induzidas a fazer a compra por que ela quer mostrar que pode comprar e tem pessoas que ainda devendo el
a compra alguma coisa
andre
nº01
1ºB
dpt.heitor cavalcnti
Unknown disse…
atualmente não importa mais quem vc é, seu carater, mais sim sua conta bancaria você é o que você tem, âs vezes pessoas querem fazer parte dessa sociedade, mas sem ter condições finanseiras, acabando então cheio de dividas, que podem não conseguir pagar, então vem os juros e mais juros, ou seja um posso sem fim.Tudo o que importa é seu dinheiro e nada mais eles não querem saber quem você é.
gi disse…
O Mundo sempre foi regido pelo EGO e necessidade de aprovação das pessoas e isso nunca mudou. O dinheiro por representar poder domina nos meios capitalistas - assim como outras formas de "poder".
Significa isto que a democracia, quando dominada pelo modo de produção capitalista, pela economia de mercado, provoca um empobrecimento geral da sociedade, nivelando-a por baixo, unifirmizando-a, convertendo-a numa “áurea mediocritas” porque cria a ilusão fácil de que todos podem ter tudo quando na realidade só alguns é que têm.Ou seja uma divisão entre classes sociais.

Nome:Gisele Gloria Vettorazzi
Nº20 3ºA

E.E. Maria Auxiliadora
Jaqueline disse…
É realmente Professor a influência da midia nos influencia a varios valores mais valores negativos , as crianças , os adultos , os jovens ambos perdem tempo na tv vendo muita das vezes algo nada produtivo ,comerciais que só nos induzem a consumir , consumir e consumir rsrs :*
Emfim desligue a tv e vá lê um livroo

Jaqueline Sousa Ramos nº17 3ºc
Jaqueline disse…
É realmente professor onde fica a nossa linguagem o nosso poder de moderação e escolha , somos impostos a ultilizar produtos que são exibidos na midia, ficamos sem alternativas essa ideologia se espalha e traz sempre mais consumidores , e onde fica nosso direito de escolha ?

Jaqueline sousa Ramos nº17 3ºc
bruna dantas 3ºB disse…
nessa sociedades que estamos vivendo de ganancia,os homens deixam de rasocinar "(pensar)" para ter mais e mais dinheiro.
e nessa sociedade do texto fala que , quem é cidadão é só quem tem algo de valor como( terras,imoveis etc).
As pessoas que são de clase médiia baixa acaba sendo esquecidos pela socidade. e cidadoes para ele só quem tem verba ...
Michelle disse…
Sem menor sombra de dúvida cada palavra escrita no texto acima revelar infelizmente a dura realidade que vivemos, no nosso mundo você é quando você TEM e caso não tem você não é ninguém.
As pessoas se prenderam nessa tese cegamente não se dando o total valor no caráter PESSOAL e sim na existência do valor contido na sua conta bancária e em seus bens materiais.

Michelle Ferreira dos Santos nº30
série 2ºA
E.E.Maria Auxiliadora

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Premiada -- Processo seletivo para emprego

Para que Serve a Filosofia?

A Influência da Mídia