O poder da Propaganda Ideologica
“A pressão psicológica é uma das formas mais interessantes de controle. Atua diretamente sobre os receptores, afetando sua capacidade de análise, para que recebam as mensagens da propaganda dentro de uma postura passiva e submissa”.
As pessoas, em condições normais, ao receberem uma informação ou assistirem a um fato, procuram compreender a situação, analisar os prós e os contras, verificar se se trata de algo que lhes diga respeito diretamente e assim por diante. É o que se chama senso crítico. Todavia, em determinadas situações de envolvimento emocional, tensão nervosa, temor, cansaço físico e mental, os indivíduos tendem a ter o seu senso crítico diminuído.
Nesses momentos, ouvem as afirmações ou assistem aos fatos sem avaliá-los, aceitando passivamente o que se lhes apresenta.”
As pessoas, em condições normais, ao receberem uma informação ou assistirem a um fato, procuram compreender a situação, analisar os prós e os contras, verificar se se trata de algo que lhes diga respeito diretamente e assim por diante. É o que se chama senso crítico. Todavia, em determinadas situações de envolvimento emocional, tensão nervosa, temor, cansaço físico e mental, os indivíduos tendem a ter o seu senso crítico diminuído.
Nesses momentos, ouvem as afirmações ou assistem aos fatos sem avaliá-los, aceitando passivamente o que se lhes apresenta.”
Nesta situação somos levados ao consumo desenfreado, sem análise de qualidade, ou até mesmo direito de escolha, assim a marca que mais seduz é a que mais se destaca, ou seja, não é necessário elencar o nome específicos de tais marcas, suas próprias frases de efeitos nos recordam seus nomes, tais como: "Amo muito tudo isto, viva o mundo ... , Obedeça sua sede beba ... ", entre outras. Estas frases são tão assimiladas pelos consumidores que naturalmente são induzidos ao consumo destes produtos, o que faz com o direito de escolha esteja em segundo plano, tornando-se assim, uma pessoa passiva de opnião. Não é preciso escolher, o mercado ideologico já escolher por você.
Fonte: GARCIA, N. J. O que é propaganda Ideológica, 6 ed. São Paulo, Brasiliense 1986. p. 57 (primeiros passos, 77)
Fonte: GARCIA, N. J. O que é propaganda Ideológica, 6 ed. São Paulo, Brasiliense 1986. p. 57 (primeiros passos, 77)
(Comentário de Fenix)
Comentários
Natalia,2ºD,n°26
E.E Maria Auxiliadora
O markent que é utilizado em propagandas de marcas... que no conjunto de atividades que visa garantir a maior adesão possivel a uma obra ou a uma causa que pode ou não ser encarnada na figura de uma pessoa...
Nome: Ebdiel T. Silva
Nº: 15 série:3ºB
escola: E.E.Tadakiyo Sakai
Tamyres Duarte, 3ºA , nº 33
E.E. Tadakiyo Sakai
Paula Hortência
N°28 Série:3ºB
Escola Estadual Tadakiyo Sakai
Bruna Gomes dos Santos nº11
serie: 3ºA
E.E Tadakiyo Sakai
NOME:TATYANE FERREIRA ALVES
SÉRIE:3ºB
Nº35
ESCOLA:TADAKIYO SAKAI.
Laila de Sousa
Serie: 3° A
N° 25
E.E. Tadakiyo Sakai.
ANDRE CORINTHIANS,Nº06,3ºB
FALOW PROFESSOR TENHA UMA BOA SEMANA
nome:helder welber cesar de melo oliveira nº17 série:2ºc escola:ee tadakiyo sakai
Edico Almeida
Nº16 série:3ºB
E.E. Tadakiyo Sakai
E com isso as pessoas acham que se elas comprarem aquele produto vai estar "na moda", vai estar adquirindo um "produto muito bom", que vai estar "melhor do que os outros", enfim a propaganda induz a pessoa a transformar o seu pensamento quanto as coisas desse mundo de forma que a pessoa só enxergue e pense naquilo e não que ela começe a se perguntar, questinar, analisar todos os sentidos, debater,criticar, etc...
Para finalizar a propaganda ideológia induz as pessoas de varias idades e de várias formas fazendo com que ela perca o senso-critico das coisas, e que a cada dia isso tende a aumentar mais e mais, pois estamos em um país consumista e super desenvolvido.
Nome:Elizângela Aparecida
Nº12
Série:2º A
EE TADAKIYO SAKAI
E com isso as pessoas acham que se elas comprarem aquele produto vai estar "na moda", vai estar adquirindo um "produto muito bom", que vai estar "melhor do que os outros", enfim a propaganda induz a pessoa a transformar o seu pensamento quanto as coisas desse mundo de forma que a pessoa só enxergue e pense naquilo e não que ela começe a se perguntar, questinar, analisar todos os sentidos, debater,criticar, etc...
Para finalizar a propaganda ideológia induz as pessoas de varias idades e de várias formas fazendo com que ela perca o senso-critico das coisas, e que a cada dia isso tende a aumentar mais e mais, pois estamos em um país consumista e super desenvolvido.
Nome:Elizângela Aparecida
Nº12
Série:2º A
EE TADAKIYO SAKAI
E com isso as pessoas acham que se elas comprarem aquele produto vai estar "na moda", vai estar adquirindo um "produto muito bom", que vai estar "melhor do que os outros", enfim a propaganda induz a pessoa a transformar o seu pensamento quanto as coisas desse mundo de forma que a pessoa só enxergue e pense naquilo e não que ela começe a se perguntar, questinar, analisar todos os sentidos, debater,criticar, etc...
Para finalizar a propaganda ideológia induz as pessoas de varias idades e de várias formas fazendo com que ela perca o senso-critico das coisas, e que a cada dia isso tende a aumentar mais e mais, pois estamos em um país consumista e super desenvolvido.
Nome:Elizângela Aparecida
Nº12
Série:2º A
EE TADAKIYO SAKAI
A propaganda ideológica tem realmente um grande poder na vida dos que não tem opnião própria..os fazendo perder os senso critico das coisas..e análisar se realmente é tudo aquilo que se fala...Ao assistir à televisão, ler um jornal ou revista, ouvir rádio ou olhar um cartaz de rua, tem-se a atenção despertada para mensagens que convidam a experimentar um determinado produto ou a utilizar algum serviço. São anúncios que pedem para consumir-mos inúmeros outros, como por exemplo o do Mc "AMO MUITO TUDO ISSO e por aí vai... Outras vezes, embora sem se referir especificamente aos produtos ou serviços, os anúncios mencionam uma determinada empresa ou instituição, falam de sua importância para a sociedade, dos pontos positivos que ela propicia ou de sua contribuição para o progresso do país. Procuram, dessa forma, criar uma imagem positiva da empresa para que se a considere com simpatia. Trata-se,de propaganda comercial.
Existe também a propaganda eleitoral,realizada em vésperas de eleições. Os politicos nos mandam suas mensagens, pelos meios de comunicação ou divulgadas diretamente através de discursos e apelos pessoais, convidam a votar em determinado candidato, enaltecem suas qualidades positivas e informam sobre as obras que realizou no passado e as que irá fazer no futuro, se for eleito, sem revelar seus defeitos.
Sendo assim tem a intenção de persuadir os ouvintes ou leitores a se identificar e consumir aquele produto daquela marca...
Agorea cabe a nós usarmos o nosso poder de senso-crítico para saber o que realmente será bom para nós..
Maiara da Silva Morais
Nº 28 2ªA EE. Tadakiyo Sakai
O mundo cada vez mais tem investido na tecnoligia, em meios de ganhar mais e em estrategias para facilitar o consumo. E as pessoas por sua vez, fazem extamente o que lhe é proposto.
Hoje, o telemarketing não é mais visto como um meio de comunicação por telefone e sim uma verdadeira estrategia de marketing.Isso mostra que as pessoas não precisam ver algo para consumir, basta ouvir ou ver que outra pessoa tem, para assim comprarem.
Infelizmente as pessoas tem sido e tem consumido não o que realmente necessitam e sim o que a sociedade quer que consumam e sejam.
O pensar e o analisar, tem sido substituído por um julgamento superficial, que não reflete.
Tudo isso, não torna ninguem um ser melhor.E sim apenas mais pessoa que é influenciada por alguem.
Antes de "ter" devemos "ser".
Cada um precisa ter dentro de si senso crítico. Desta maneira o mundo e as pessoas não serão medidos pelo que tem e sim pelos valores pessoais que cada um possui dentro de si.
Att
Emilia Rosa de Paula
nº14 série:2ºA
E.E. Tadakiyo Sakai
O Marketing esta ai sim, mais cade as vontades próprias? stilos próprios?
DAVILLYN N°13 SÉRIE:3°B
EE.TADAKIYO SAKAI
GEICYARA pEREIRA LIMA DA CONCEIÇÃO
Nº 21 2ºA EE. TADAKIYO SAKAI.
Nº32
3ºB
E.E Tadakiyo Sakai
O objetivo principal do poder na propaganda é de atrair mas consumidores para tal marca é o que chamamos hoje de jogada de marketing,a influência é tão grande que desperta nas pessoas a vontade de esta comprando aquele produto,como por exemplo,quando estamos assistindo o comercial da coca cola,logo desperta a sensação de se esta consumindo a coca cola,muitas vezes você nem precisa daquilo mas o comercial foi tão elaborado que você se sente na obrigação de esta comprando aquele produto.
Os clientes pode ver se vale apena compra esse produto.O poder do Marketing joga com a mente da pessoa a cada dia que passa.
A propaganda realmente tem muita influência em cima das pessoas nos dias de hoje. Dizemos que elas não tenham o poder de escolha para o que realmente quer, vai sem pensar ao que é oferecido pela aquela propaganda famosa.
E.E. Tadakiyo Sakai 2ªA
Tudo que o texto destaca é verdade, pois pelas frases que cada propaganda coloca em enfâse são assimiladas ao desejo de cada pessoa os induzindo a apreciar o produto apresentado. Entretanto, as pessoas não percebem que são induzidas a comprar algo que só por ser famoso, aparece na televisão, é usado por famosos, essas pessoas os compram. Em vista disso não vêem a qualidade do produto, Acabãó por ser enganados pela marca.
Janaina Alves N°20 3°A
Tadakiyo Sakai
Janaina Alves N°20 3°A
Tadakiyo Sakai
Janaina Alves N°20 3°A
Tadakiyo Sakai
Janaina Alves N°20 3°A
Tadakiyo Sakai
Pude constatar com esse texto que li, que a propaganda esta indo muito além, do que podemos pensar, o poder da propaganda, do markentg, esta evoluindo, a pressão é muito grande, para que compremos algo, q só tenha nome.
Anne Carolini, 3°B, N°07
E.E. "Tadakiyo Sakai"
Bom foi isso minha reflexão sobre propaganda ideologica (:
Nome: Jessica Venancio do Nascimento
Numero:19 - Série: 2°A
Escola: Maria Auxiliadora
Oiee Chatenhooo**Tudoo belezinha?
Bom na minha opnião a propaganda ideologica, ou a propaganda de ideias manipula muito as pessoas.Pois ela muitas vezes apareçe disfarçada ii as pessoas não percebem que estão sendo doutrinadas.Contam-se histórias ou inteiramente mentirosas ou meio verdadeiras, para convencer as pessoas de alguma idéia.mas as informações importantes são escondidas.
É por isso que as pessoas deve sempre estar alerta, de olhos e ouvidos muito abertos, questionando tudo o que entra na sua cabeça. Mas aí é que está...A característica principal da propaganda é não se dirigir ao raciocínio das pessoas. Se fosse dirigido à razão, seria mais fácil não nos deixarmos influenciar por ela.
A publicidade se dirige à parte emocional do ser humano, ao seu mundo de sensações e de fantasias.
Um exemplo de propaganda ideologica são os refrigerantes, a publicidade diz que mata a sede e é refrescante, mas não é tão saudavel como eles anunciam , pois engordam, da-se celulite e ainda causa caries!
É issooo profº, o poder da propaganda ideologica esta em auta, e isso por cauda da Publicidade e do Marketing que influencia muito o público.
Bay, bjoooos!
Bruna Aparecida 3°A
Oiee Chatenhooo**Tudoo belezinha?
Bom na minha opnião a propaganda ideologica, ou a propaganda de ideias manipula muito as pessoas.Pois ela muitas vezes apareçe disfarçada ii as pessoas não percebem que estão sendo doutrinadas.Contam-se histórias ou inteiramente mentirosas ou meio verdadeiras, para convencer as pessoas de alguma idéia.mas as informações importantes são escondidas.
É por isso que as pessoas deve sempre estar alerta, de olhos e ouvidos muito abertos, questionando tudo o que entra na sua cabeça. Mas aí é que está...A característica principal da propaganda é não se dirigir ao raciocínio das pessoas. Se fosse dirigido à razão, seria mais fácil não nos deixarmos influenciar por ela.
A publicidade se dirige à parte emocional do ser humano, ao seu mundo de sensações e de fantasias.
Um exemplo de propaganda ideologica são os refrigerantes, a publicidade diz que mata a sede e é refrescante, mas não é tão saudavel como eles anunciam , pois engordam, da-se celulite e ainda causa caries!
É issooo profº, o poder da propaganda ideologica esta em auta, e isso por cauda da Publicidade e do Marketing que influencia muito o público.
Bay, bjoooos!
Bruna Aparecida 3°A
nome:Francielle n:17 série:3 a
nome:Alessandra n:04 série:3 A
Um exemplo: O comercial do Mc'donnalds, extremamente rápido, com uma musiquinha de fundo que todo mundo grava, chamando a atenção somente para o produto, ou seja,para os lanches e por fim, chamando a ateção de todos principalmente da garotada.Fazendo então a propaganda ideológica,que faz com que a pessoa imediatamente passe a consumir com frequencia tal produto.
escola:E.E.Tadakiyo Sakai
Aluna:Daniela de F. R. dos Anjos
Nº11 Série:3ºB
Paulo Henrique
3°A
tadakiyo
vai corinthians!
falo professor.
NOME: Wilker Souto Carvalho
Nº37 SÉRIE: 3ºB
E.E. Tadakiyo Sakai
Foi mal pela demora professor, valeu e até +++
Agora cabe a cada um de nós perceber o quanto a ideologia,ou seja,a supremacia,o "clero",tem o poder de nos manipular,fazendo com que marchamos conforme o ritimo que eles tocarem.Mas uma coisa é certa,é obvio que eles só querem os favorecer,à nossas custas!
E.E Tadakiyo Sakai
Aline de de Souza Carmo nº04 3ºB
a abusiva é quando há publicidade discriminatória e entre outras coisas que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança;
a enganosa é quando há informações parcialmente ou inteiramente falsas
ou omitidas que induzir o cosumidor a errar a respeito de quaisquer dados sobre produtos e serviços;
a simulada podemos defini-la como aquela propaganda disfarçada, onde o consumidor não percebe o caráter publicitário.
Enfim estamos sendo bombardiados com propagandas.
KATERINE, Nº22,2ºA
E.E.Maria Auxiliadora
A simulada é aquela propaganda disfarçada, onde o consumidor não percebe o caráter publicitário;
A enganosa é que passa informações inteira ou parcialmente falsas, ou omitidas, capaz de induzir o consumidor ao erro sobre dados de produtos e serviços;
A abusiva é quando há publicidade discriminatória ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.
Enfim estamos sendo bombardiados por propagandas.
Katerine, nº22, 2ºA
Essas pessoas fazem o seu papel para poderem sair ganhando, basta nós consumidores, prestar a atençao e decidir realmente o que vai ser bom e nos favorecer.
E.E Maria Auxiliadora
Douglas Chavier de Novais n°14 2°A
E.E. Maria Auxiliadora
Luis Felipe de Matos Santos n°27 2°A
E.E. Maria Auxiliadora
Luis Felipe de Matos Santos n°27 2°A
E.E. Maria Auxiliadora
Luis Felipe de Matos Santos n°27 2°A
E.E. Maria Auxiliadora
Luis Felipe de Matos Santos n°27 2°A
E.E. Maria Auxiliadora
Luis Felipe de Matos Santos n°27 2°A
E.E. Maria Auxiliadora
Luis Felipe de Matos Santos n°27 2°A
E.E. Maria Auxiliadora
Luis Felipe de Matos Santos n°27 2°A
E todos nós caímos desde o começo da criação psicológica de consumo, muitas marcas até já tomaram o lugar do nome de certos produtos como: bombril(palha de aço), candida (água sanitária), tudo isso por causa da infatização da marca em nossa mente. Essas coisas são gravadas de uma forma tão ágil que nem percebemos.
Enfim mesmo sabendo de todas essas coisas não deixamos esse costume de lado, nos tornando crítico. E as vezes até queremos trabalhar na modalidade de propagandas (algumas pessoas).
nome: Priscila R. Ferreira ;D'
n°: 33 2º A
Angélica da Silva, 2°A, n°06
E.E.Maria Auxiliadora
Michelle Ferreira dos Santos nº30
Série:2ºA
E.E.Maria Auxiliadora