ÓSCAR MARÍN | NEUROCIENTISTA “Os cérebros de homens e mulheres são diferentes, assim como as mamas”

Um dos grandes pensadores da Antiguidade, o cientista e filósofo grego Aristóteles, estava convencido de que o coração segurava as rédeas das sensações e dos movimentos do corpo humano. O cérebro, defendia o sábio, era pouco mais do que um órgão frio que refrigerava o sangue. Mais de dois milênios depois de sua morte, o órgão de um quilo e meio que todos temos dentro do crânio continua sendo um grande desconhecido.

Óscar Marín, nascido em Madri em 1971, está na linha de frente da luta contra essa ignorância. Há três meses, dirige o novo Centro de Transtornos de Neurodesenvolvimento no King’s College de Londres, com 150 pessoas sob sua responsabilidade. Sua equipe estuda cérebros de rato, mas também cria neurônios humanos a partir de células-tronco embrionárias e gera uma espécie de minicérebros em laboratório. Há alguns dias, passou por Madri para participar como jurado do prêmio Fronteras, da Fundação BBVA.

Pergunta. O neurologista britânico Oliver Sacks contou em seu livro Alucinações musicais o caso de um cirurgião que é atingido por um raio e, a partir desse momento, se torna um grande pianista. Outro caso célebre é o de Nadia Chomyn, uma menina inglesa com autismo do tipo savant que, desde os três anos, desenhava cavalos como uma artista adulta. Esses fenômenos têm uma explicação científica?

Resposta. Não sei se realmente temos uma explicação científica para eles, mas ilustram um pouco quão complexo é nosso cérebro e, talvez, as capacidades que ele tem, às vezes mal exploradas. O segundo caso é mais simples, encaixa um pouco melhor na ideia de que 80% de nós construímos nosso cérebro de forma mais ou menos parecida, mas há extremos que fogem um pouco dessa normalidade. Essas configurações são às vezes patológicas e às vezes geniais. Gosto dessa ideia de relacionar genialidade e loucura. É um pouco simplista, mas acho que o que aconteceu a essas pessoas que têm certas capacidades um pouco especiais é que seu cérebro se desenvolveu de uma forma ligeiramente diferente, o que lhes dá mais oportunidades para desenvolver certas habilidades e não outras.

DICAS PARA HOMENS, SAIBA MAIS CLICANDO NESTE LINK

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Premiada -- Processo seletivo para emprego

Vivemos para Comer ou Comemos para Viver?

Aprender a Desenhar os Seus Personagens de Animes Favoritos, Mesmo Se Você Não Nasceu Com o "Dom de Desenhar" É POSSíVEL?